Mirian Leitão em três momentos: os dois primeiros, com script; o terceiro, um desastre. Interferência psico-ideológica? (clique em pausa e aguarde alguns segundos para carregar)
O título desta Gazeta Renana (Rheinische Zeitung) é uma homenagem muito singela a dois dos maiores pensadores da Humanidade no século XIX, Karl Marx e Friederich Engels. Em suas idas e vindas de intensa prática revolucionária, Marx fez, em 1842, uma pausa às margens do rio Reno. Aí, na belíssima cidade de Colônia, conseguiu transformar a Gazeta Renana num instrumento democrático e revolucionário.
Por contrariar o absolutismo prussiano, a GR foi fechada antes de completar 15 meses. Em 1848, o jornal foi refundado pela Liga dos Comunistas com o nome de Nova Gazeta Renana (Neue Rheinische Zeitung), sob a direção de Marx e Engels. Apesar dos obstáculos enfrentados contra o governo, conseguiu defender corajosamente os interesses da democracia revolucionária, os interesses do proletariado.
O jornal durou menos de 1 ano e foram editados apenas 6 números. Em tão pouco tempo de vida, a Nova Gazeta Renana conseguiu divulgar as idéias básicas do Manifesto Comunista e das estrégias da luta revolucionária que abalou o final daquele século e o início do século XX.
Um comentário:
Adorei!
Realmente, nada como a segurança do roteirinho...
Abração.
Postar um comentário